Cuidar da saúde é fundamental para ter um dia a dia com menos preocupação e qualidade de vida a curto e a longo prazo. Por isso, é necessário realizar uma reflexão necessária sobre o que é ser saudável nos dias atuais. O MT Saúde traz informações importantes e necessárias durante a Semana Nacional da Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), um dos principais causadores do câncer são os hábitos de não praticar atividade física, tabagismo e a obesidade, que está muito relacionada com os hábitos alimentares.
O oncologista André Crepaldi contou que esses fatores, conforme se confirma em diversas pesquisas e trabalhos importantes, mostram que até 30% dos casos de câncer ou até mais são desencadeados pelos principais causadores e poderiam ser prevenidos através de algumas medidas cruciais. Ter bons hábitos, como mente saudável e bons hábitos, faz toda a diferença.
Ele explica que a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer se encaixam nesse conceito justamente porque a busca por exames que possam diagnosticar o câncer no início e a prevenção propriamente dita, que é mais ampla, inclui desde medidas de vacinação, como já é possível para o papilomavírus humano (HPV) e para hepatite, que evita tumores de fígado, até a prevenção baseada nos hábitos de vida.
"Não esperar que aconteça uma doença, seja ela um câncer ou outra, ou um infarto ou qualquer outro problema no corpo, para que aí a pessoa passe a ter esses hábitos considerados saudáveis, mantendo uma alimentação adequada, peso dentro do controle, fazendo atividade física e não fumando", disse o especialista.
Segundo o médico, muitas pessoas negligenciam os exames preventivos e consultas por diversos fatores, entre eles se tem o medo, a desinformação, aqueles momentos em que acham que não irá acontecer com eles aquele determinado problema.
Sem perceber, eles acabam levando a diagnósticos mais tardios e a tratamentos mais complexos, que poderiam ser evitados através de um cronograma e um calendário de prevenção para as diversas faixas etárias. A partir disso, se constata como o autocuidado precisa se tornar uma rotina e não somente uma resposta quando já há uma doença desencadeada.
"A saúde integral realmente muda a forma como a gente via as doenças, que era diagnosticar a doença e tratar. Hoje, não. Eu acho que é pensando em corpo, mente, estresse, relação com o trabalho, com a família, isso cria um ambiente no nosso corpo que pode ser muito bem trabalhado para evitar doença", ressalta Crepaldi.
Existem alguns sinais silenciosos que o corpo costuma dar, mas muitas vezes, por serem leves, como um cansaço, podem ser os mais diversos sintomas, como uma dor que não estabiliza, um sangramento em que se fica esperando que vá passar em dias, semanas ou meses, emagrecimento fora do padrão.
"Por isso é necessário ficar sempre atento ao corpo, e pequenas mudanças que não são explicadas por qualquer outro motivo devem, sim, levar a procurar um médico, para que possa realmente identificar se é uma coisa simples ou realmente é um sinal de doença mais grave que possa ser tratada", finaliza o oncologista.
Criar e estimular um estilo de vida mais saudável ajuda a ter uma vida mais saudável, com hábitos como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, alimentação adequada e sem tabagismo, podendo prevenir doenças, melhorar o bem-estar físico e mental e, como consequência, aumentar a longevidade.
O MT Saúde disponibiliza um Guia Médico em seu site oficial, com todos os médicos credenciados disponíveis para que cada beneficiário cuide de si mesmo, dos dependentes e familiares. Procure um especialista e agende sua consulta conforme a sua necessidade. Cuide-se, isso pode trazer mais conforto e qualidade de vida para você e quem está ao seu redor.