04 MAR 2024
Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada e começará em março; veja os grupos prioritários
Ministério da Saúde informou que decisão foi tomada por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Normalmente, campanha ocorre entre os meses de abril e maio. Na região Norte, imunização acontecerá no segundo semestre.

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe em 2024. Tradicionalmente, a campanha ocorre entre os meses de abril e maio, mas este ano terá início em 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

"Desde o ano passado estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno.
(Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente)

Poderão se vacinar de graça pela campanha no Sistema Único de Saúde (SUS):

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Atenção: Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Distribuição

O ministério informou que as doses serão distribuídas a partir do dia 20 de março para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

No Norte, a campanha ocorrerá no segundo semestre, uma estratégia adotada desde 2023 pela pasta para atender particularidades climáticas da região, já que é quando se inicia o Inverno Amazônico - período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Rede privada

A vacina contra a gripe também pode ser encontrada em clínicas particulares para quem quiser se vacinar e não estiver no público prioritário

Autor: Mariana Garcia