08 MAR 2024
GOV MT
De Mulher para Mulheres: uma jornada de liderança e compromisso no MT Saúde

Neste 08 de março, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, data criada pela ONU que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. É sempre uma oportunidade de refletirmos sobre o papel da mulher em diversas esferas da sociedade, bem como na gestão das organizações.

Neste contexto, trago para a gestão do MT Saúde, no qual as mulheres têm se destacado de maneira excepcional, sendo fundamentais para o sucesso do plano. Ter mulheres desempenhando papel de liderança na instituição, certamente contribuiu para o crescimento, fortalecimento e aprimoramento do plano.

Em 2019, recebi o convite para assumir a gestão do MT Saúde, e fui a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da instituição. Iniciei na gestão como diretora técnica em 2018, e ao passar dos meses recebi essa missão e voto de confiança do Governo de Mato Grosso para assumir a presidência e continuar desempenhando um trabalho técnico.

O início foi marcado por inúmeros desafios. Na época, o plano passava por um cenário crítico de escassez de rede e inadimplências. Um dos maiores desafios a ser enfrentado seria o de retomar a credibilidade do plano e de toda a rede credenciada, promover uma saúde de qualidade e cuidado com todos os servidores beneficiários.

Em seguida, vivenciamos uma pandemia global e todos os seus reflexos, que trouxeram obstáculos inesperados ao plano. Algo que nos fez ser mais resilientes, e com uma administração concisa e a liderança ativa, conseguimos superar as adversidades que o período nos impôs. Trabalhamos, diuturnamente, mantendo o nosso compromisso em garantir a assistência dos serviços de forma ininterrupta e com qualidade.

Em paralelo a tudo isso, precisávamos manter o que já havíamos implantado e seguir avançando na busca de melhorias administrativas e sistêmicas.

E, ao longo desses seis anos à frente da gestão, conseguimos muitos marcos importantes na história do plano como economia, melhoria na assistência ao beneficiário, e principalmente, conseguimos resgatar a credibilidade do plano e um aumento significativo na expansão da rede credenciada. Resultado que vem sendo alcançado por meio de uma gestão técnica, transparente, padronizada e de uma eficiente equipe.

Em meio a este contexto, destaco o papel das mulheres na gestão do MT Saúde, que com competência e dedicação, elas não apenas mantêm a eficiência operacional do plano, mas, também promovem todo cuidado à saúde dos servidores beneficiários, desenvolvendo inúmeras iniciativas que visam o bem-estar de todos, com atendimento personalizado, reconhecendo as necessidades únicas em termos de saúde.

Sempre destaco que o trabalho em equipe é fundamental e eu tenho o privilégio de contar com um excelente time, com aproximadamente 100 postos de trabalho, sendo 80 ocupados por mulheres, que de forma direta ou indireta oferecem a melhor assistência em saúde às mais de 22 mil vidas e de quase 500 prestadores.

Mulheres que buscam fazer tudo com excelência, com perseverança e determinação. Hoje, mais do que nunca, é imprescindível reconhecer a contribuição e a dedicação de cada uma. Rendo aplausos pelas conquistas de cada uma de nós mulheres, seja as que já passaram pelo MT Saúde e por aquelas que estão na equipe, pois, de forma extraordinária, contribuem na construção de um futuro, inclusivo e igualitário para todos.

Este reconhecimento não é apenas em razão do Dia Internacional da Mulher. É também, para que lembremos da potência que somos e do que podemos fazer juntas. Destaco aqui, a importância de todas as servidoras que integram a equipe do MT Saúde, e saibam que a determinação e garra diária, representa muito para nós e vai além das conquistas individuais.

Tenho muito orgulho em fazer parte da história do Plano e de poder contar com todos servidores nessa caminhada. Agradeço em especial a cada servidora pelo trabalho assistencial de amor que é dedicado a cada beneficiário, e que possamos seguir juntas nessa caminhada, construindo um espaço com mais equidade e sermos reconhecidas pelo que trilhamos.

Misma Thalita dos Anjos é Presidente do MT Saúde.

Autor: Misma Thalita dos Anjos - Presidente do MT SAÚDE