10 JUL 2023
GOV MT
Estão abertas inscrições para encontros que debaterão amamentação e alimentação complementar saudável
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) abriu inscrições para a população participar do III Encontro Mato-grossense de Amamentação e II Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável. Os eventos ocorrerão simultaneamente entre os dias 22 a 24 de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Os interessados no evento devem se inscrever neste link até o dia 18 de agosto ou enquanto houver vagas. Podem participar da atividade gestores, trabalhadores, conselheiros, sindicalistas, acadêmicos e a comunidade em geral.

Os eventos são realizados em alusão ao Agosto Dourado, campanha estadual de sensibilização e incentivo ao aleitamento materno instituída pela Lei Nº 12.111/23. Os encontros também são realizados em celebração à Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992 para o fortalecimento de ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.

De acordo com o responsável técnico da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, serão discutidos os avanços e desafios da amamentação e alimentação complementar saudável.

“Vamos debater questões que envolvem mães e pais que trabalham porque é preciso fortalecer a rede de apoio para os avanços e superação das dificuldades enfrentadas na implementação da temática no seio familiar”, diz Rodrigo.

Programação

No período matutino do dia 22 de agosto, o acolhimento e credenciamento iniciará às 7h e, às 8h30, haverá momento cultural com Thamy Azambuja entoando a música “Leite e Mel”, de sua composição, que é tema do Agosto Dourado em Mato Grosso.

Às 9h iniciam as palestras, sendo a primeira sobre “Amamentação: direito da mãe e pai trabalhador”, seguida do debate sobre “Promoção, proteção e apoio à amamentação nos territórios: impactos e desafios”.

Ainda pela manhã, haverá debate sobre as estratégias para a amamentação no trabalho e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável; o impacto das intervenções no parto sobre o bem-estar do recém-nascido e na amamentação e desenvolvimento infantil contado por eles mesmos: os bebês.

No período vespertino, às 13h30, ocorrerá o plantio do Ipê Amarelo, árvore símbolo da amamentação em Mato Grosso. Às 14h, ocorrerão os seguintes minicursos: “o que as pesquisas nos mostram sobre os bebês e seus saberes”; “amamentação é legal: saiba como proteger a amamentação em seu município” e “práticas naturais e ecológicas para a gestação, parto, nascimento e amamentação”.

No dia 23 de agosto, às 7h, terá o espaço ‘ComVivência’, que contará com a exposição de experiências regionais e municipais em amamentação e alimentação complementar saudável, seguido do momento cultural com uma apresentação da atriz e servidora da SES, Eloá Pimenta.

Às 9h, terá a apresentação “casais homoafetivos femininos: do pré-natal à co-lactação”; “amamentação na população trans, homens e mulheres transexuais e travestis” e “amamentação e justiça reprodutiva”. A manhã encerra às 11h15 com uma discussão referente à amamentação em pessoas obesas e pós-bariátricas.

Das 14h às 18h, o evento segue com os minicursos: “aleitamento na população LGBTQIA+: terminologia, especificidades, co-lactação, indução de lactação”; “amamentação e saúde da população negra” e “freios orais e amamentação: impactos e evidências”.

No dia 24 de agosto, o grupo volta a se reunir às 7h no espaço de ‘ComVivência’, onde haverá exposição de experiências em amamentação e alimentação complementar saudável. Em seguida, haverá um momento cultural com a exposição literária ‘Ler é viver’. Às 9h15, a atividade continua com um debate em que será discutido o tema “pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, além da apresentação da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança: vantagens e desafios”. O debate continua com uma ministração sobre “aleitamento materno e método canguru: qual a relação?”.

O período matutino encerra às 11h com uma palestra sobre a sedução do marketing e seu impacto sobre a prescrição de fórmulas infantis e um debate em torno da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças da Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) na prática da Vigilância Sanitária.

Às 14h, os participantes seguem com os minicursos: “fórmulas infantis industrializadas: marketing versus evidências”, “amamentação e aconselhamento” e “Método Canguru: um convite ao fortalecimento da rede de serviços”.

Mais detalhes dos encontros, como palestrantes e outras informações, podem ser obtidos neste link.
Autor: Fernanda Nazário | SES-MT